O produto, SYS6006, desenvolvido pelo CSPC Pharmaceutical Group, foi aprovado para uso emergencial em março passado, após apresentar bons resultados nos dois primeiros estágios dos testes clínicos.
O programa de vacinação iniciado na província de Hebei, no norte do país, será gradualmente estendido para o resto do país e é usado como reforço para pessoas previamente imunizadas com doses duplas de outras substâncias.
As autoridades chinesas recomendam o tratamento porque ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas atualmente há um aumento no número de indivíduos reinfectados no país, a maioria dos quais contraiu a variante “Ômicron XBB.
De acordo com a empresa CSPC Pharmaceutical Group, em pesquisas com o SYS6006, poucos voluntários apresentaram reações adversas e a substância foi eficaz na presença das subvariantes BA.5, BF.7, BQ.1.1, XBB.1.5 e CH.1.1. de “ômicron, mas também de Delta.
A China tem 14 vacinas próprias licenciadas para inoculação contra a Covid-19, que permanece sob controle após o fim do surto mais forte registrado no país, com milhares de mortos e cerca de 90% da população infectada.
jf/ymr/bm