A articulação entre o Projeto de Fomento Pecuário (Prodegan) do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agropecuário, financiado pela Agência Francesa de Fomento, e a Universidade de Camagüey, rende frutos ao obter “resultados importantes com a multiplicação e aproveitamento da pastagem melhorada Mulato II, uma espécies muito atrativas e benéficas para a alimentação do gado e resistentes à seca”, diz o site da Rádio Cadena Agramonte.
Nos últimos dois anos, a atividade pecuária em Camagüey foi fortalecida pela injeção orçamentária gradual, graças ao Projeto, enquanto outra parte de seu orçamento está a cargo do governo cubano.
Os vínculos com a alta casa de estudos, à frente da investigação para fortalecer este setor da agricultura na província com a maior arrecadação de leite de Cuba, permitem atualmente verificar resultados animadores, especialmente para a alimentação do gado.
“A utilização de uma base alimentar composta apenas por Brachiaria Mulato II, sal mineral e água tem resultado no crescimento de uma média diária de 1,6 quilos, em cada um dos cinco anos com os quais hoje é vivenciado de forma positiva, por um mês, na gestão desta erva numa área da instituição Camagüey”, refere o portal de internet.
Segundo palavras de Norbys Hidalgo, especialista do Prodegan, “um dos problemas fundamentais da pecuária é a base alimentar ineficiente e, portanto, a incorporação tardia da fêmea à reprodução”.
Há apenas dois anos, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou a aprovação de 63 medidas para aumentar a produção de alimentos no país, consideradas prioritárias na agenda do governo.
É precisamente nesta província que se situam as duas Cooperativas de Crédito e Serviços (CCS) com maiores contribuições leiteiras para a indústria, com cifras superiores a 1.200.000 litros contratados anualmente.
mem/fam/jd