O encontro, que será realizado na cidade de Punta Cana, contará com cerca de trinta participantes internacionais representando 30 países, que também poderão compartilhar experiências na modernização dos sistemas alfandegários.
O diretor-geral das Alfândegas, Eduardo Sanz, assegurou que com este evento serão promovidas alianças público-privadas, o transporte de mercadorias será reforçado e permitirá estreitar as relações entre as nações presentes.
Além dos diretores das Alfândegas da América, Espanha e Portugal, estará presente uma comissão de empresários privados, que vão analisar as tendências mundiais e partilhar experiências nesta matéria.
Os representantes das nações vão discutir os procedimentos aduaneiros, a maximização da competitividade desses órgãos e a renovação dos sistemas tecnológicos aduaneiros e logísticos.
Serão ao todo três eventos. Segunda e terça-feira terá lugar a reunião de diretores do Acordo Multilateral de Cooperação e Assistência Mútua entre as direções nacionais de Alfândega da América Latina, Espanha e Portugal, segundo a comissão organizadora.
Na quarta-feira, dia 17, será realizado o III Fórum Conjunto Aduaneiro: Grupo Regional do Setor Privado e no dia seguinte a XXV Conferência Regional de Diretores Gerais Aduaneiros (CRDGA 2023).
npg/mpv/ls