Inspirada no curta-metragem Stay Awake, Be Prepared, a peça leva os espectadores a uma viagem pela zona rural do Vietnã, explorando a pouco conhecida comunidade cristã do país.
Isso é feito por meio de Thien, um jovem que precisa levar para casa o corpo de sua cunhada, que morreu em um acidente de moto em Saigon.
Acompanhado de seu sobrinho Dáºío, de cinco anos, que milagrosamente sobreviveu ao acidente, Thien parte em busca de seu irmão, desaparecido há vários anos, para confiar a ele os cuidados com o menino.
Natural da província de Lam Dong, Thien An já é bem conhecido na quinzena de cineastas de Cannes, onde em 2019 venceu a competição de curtas-metragens justamente com Stay awake, get ready.
O filme agora em competição do roteirista e diretor vietnamita, que vive nos Estados Unidos desde 2015, começou a ser filmado em 2020 e só foi concluído em 2022.
De acordo com especialistas, o Camera d’Or é um dos prêmios mais cobiçados de Cannes, pois só é concedido a filmes de estreia. Concedido desde 1978, ele reflete “a juventude, a emoção do início e o frescor como uma força de convicção”, observam.
Entre os 18 filmes que concorrem este ano, há uma grande diversidade temática e formal, que reflete claramente a riqueza da produção cinematográfica contemporânea.
jf/mpm/bm