5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador homenageou professores e anunciou aumentos salariais

Amlo

López Obrador homenageou professores e anunciou aumentos salariais

México, 15 mai (Prensa Latina) O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, homenageou hoje os professores pelo Dia do Professor e anunciou um aumento salarial de 8,2 por cento.

Em sua entrevista coletiva matinal no Palácio Nacional, o presidente incluiu uma homenagem oficial aos trabalhadores da educação, que são vitais para o desenvolvimento econômico e cultural de qualquer sociedade, e agradeceu tudo o que fizeram pelo povo do México e seu esforço para torná-lo o mais educado do mundo.

Sobre o aumento salarial, realizado em seus quatro anos de mandato, disse que não é um gasto, é um investimento, e necessário porque sem uma educação eficiente é impossível que as demais atividades de uma nação avancem, e afirmou garantiu que ninguém ganhará menos de 16 mil pesos por mês (915 dólares).

Ele também reconheceu a relação de respeito entre os dois grupos sindicais do setor, a Central e o Sindicato, com endereços diferentes, lembrou o falecido líder Rubén Núñez e lembrou a repressão contra professores em outros governos, e até acusações de lavagem de dinheiro contra professores.

Ele ficou satisfeito por não ter havido nenhuma outra greve dos professores e porque os professores no México merecem respeito porque são responsáveis e agem em benefício dos alunos, acrescentou.

O país está avançando graças ao apoio consciente dos professores nacionais, eles estão nos ajudando muito no processo de transformação. Ele acusou os conservadores de serem racistas, classistas e discriminatórios. Vamos continuar promovendo a transformação do México, assegurou, elogiando as eleições de professores para renovar a liderança “com voto livre e secreto”.

Ele opinou que educação e saúde não são privilégios, são direitos humanos, e criticou o principal assessor do bloco conservador Cláudio X. González, que é contra a educação pública e foi o principal promotor da chamada reforma educacional.

Referiu que a sua gestão atende às reivindicações dos professores, melhora os serviços médicos do Instituto de Segurança Social e aumenta as pensões “para corrigir o retrocesso que se impôs no período neoliberal, e prometeu que antes do fim do seu governo, professores e trabalhadores da o serviço do estado terá serviço de saúde de primeira classe.

Anunciou que estão em preparação os manuais escolares que vão ser utilizados no próximo ano lectivo com conteúdos que correspondem à nova realidade do país e do mundo, com orientação científica e humanista.

Durante a homenagem, falaram a secretária de Educação, Letícia Ramírez, e os dirigentes sindicais e demais representantes do setor.

mgt/lma/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES