Ações desse tipo, explicou Cubainformación, estão sendo realizadas pelo Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC), ao qual pertencem as três organizações mencionadas acima.
Após coordenação com a Embaixada de Cuba na Espanha e a companhia aérea Word2fly, o transporte da carga foi facilitado e o destino será Pinar del Río.
A Associação Ernesto Guevara de Torrejón de Ardoz agradeceu a todos os que se juntaram à campanha e observou que, juntamente com outros grupos de amizade com a ilha caribenha, eles continuam a se opor ao bloqueio.
#MejorSinBloqueo #CubaNoEstaSola”, escreveram na mídia social.
Nesta quarta-feira, a remessa será entregue ao hospital provincial Abel Santamaría, em Pinar del Río.
Recentemente, o coordenador catalão de solidariedade “Defensem Cuba” carregou um contêiner de 40 pés com materiais sanitários e ortopédicos destinados à província de Matanzas.
Esta remessa contém contribuições de indivíduos, empresas e instituições, como parte do projeto “Apoio a Cuba para lidar com os efeitos do incêndio industrial em Matanzas”.
O Fons Català de Cooperació al Desenvolupament (Fundo Catalão de Cooperação para o Desenvolvimento), que reúne vários municípios da Catalunha, desempenha o papel principal no financiamento da remessa.
A remessa sairá do porto de Barcelona hoje, dia 15 de maio, com destino a Matanzas.
Recentemente, outros contêineres solidários das Ilhas Canárias e da Catalunha partiram para a maior das Antilhas, com ajuda destinada à província de Pinar del Río e ao município de San Miguel del Padrón, em Havana.
mem/ft/bm