27 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente argentino destacou resultados eleitorais em San Juan

Alberto-Fernandez-3-500x342

Presidente argentino destacou resultados eleitorais em San Juan

Buenos Aires, 15 mai (Prensa Latina) O presidente da Argentina, Alberto Fernández, destacou hoje os resultados da Frente Juntos por San Juan naquela província, apesar da interferência da Corte Suprema de Justiça (CSJ) no processo eleitoral.

Na terça-feira, o referido órgão ordenou a permissão de duas medidas cautelares apresentadas pelas forças de oposição e ordenou o adiamento das nomeações nas urnas para selecionar os governadores deste território e de Tucumán.

Apesar das fortes críticas do governo, sindicatos e organizações sociais, o CSJ manteve a medida e em San Juan só foi possível votar na véspera para deputados, prefeitos e vereadores. Parabenizo o governador Sérgio Uñac pela grande eleição que o espaço político que lidera fez em San Juan, obtendo 75% dos legisladores provinciais e departamentais que estavam em disputa. Esta é uma resposta ao abuso judicial “, escreveu Fernández em seu perfil na rede social Twitter.

O apoio que recebeu deve suscitar reflexão ao Tribunal que ordenou a suspensão das eleições com base em argumentos falaciosos. Que a sentença cautelar nunca mais afete a vontade popular e não respeite o federalismo que a Constituição nacional impõe, acrescentou.

O grupo liderado por Uñac, expressão local da Frente de Todos (FdT), conquistou 14 dos 19 municípios, 75% do Legislativo e o mesmo número de vereadores, além de 51% do total de votos contra 31 alcançados pelo Juntos pela Mudança (JxC).

No entanto, o governador destacou que a comemoração está incompleta, já que os cidadãos não conseguiram definir o ocupante do cargo mais importante.

Eu ainda sou um candidato. Não abandone o povo de San Juan, afirmou.

O Tribunal levou tudo o que fizemos e causou insegurança jurídica, mas não dobraram à vontade, já que mais de 70 por cento dos inscritos participaram, acrescentou.

Na véspera, o presidente reconheceu as vitórias da FdT em Tierra del Fuego, La Pampa e Salta, onde derrotaram os representantes do JxC e da extrema-direita La Libertad Avanza, esta última com pouca adesão.

Antes da medida do CSJ, também estavam previstas as vitórias da Frente em San Juan e Tucumán.

mem/gas/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES