23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alzheimer, um elefante ignorado , afirmam na Espanha

Alzheimer, um elefante ignorado , afirmam na Espanha

Madri, 12 mai (Prensa Latina) Doença de Alzheimer é como o elefante na sala, ignorado por funcionários públicos, afirmou hoje uma das personalidades em Espanha dedicado ao assunto.

Cristina Maragall, presidente da Fundação Pasqual Maragall, disse em sessão especial no Senado que se trata “daquele enorme elefante o que é ignorado por funcionários públicos, apesar de seu tamanho óbvio e desconfortável”, ao falar sobre o que pode significar o mal de Alzheimer para o futuro da humanidade.

Afetada em sua própria carne quando em 2007 seu pai Pasqual Maragall, ex-presidente da Generalitat da Catalunha e ex-prefeito de Barcelona, foi diagnosticado com a doença.

Arquiteta de profissão, ela esteve na terça-feira junto com a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN), a Confederação Espanhola de Alzheimer (Ceafa), consulta de Alzheimer e a Fundação Cien no Senado.

Pesquisa científica atual sobre a doença de Alzheimer e as necessidades das populações atingidas, foi o nome da conferência na Câmara Alta para se atualizar sobre a dura realidade que este flagelo projeta, que atinge mais de um milhões de pessoas na Espanha.

Os especialistas observaram hoje que, com o envelhecimento da população por diferentes razões, nos próximos 20 anos, os casos de Alzheimer poderia ser duplicado se um tratamento para interromper seu progresso.

Mais e mais pessoas com menos de 65 anos são diagnosticadas, em um um grande desafio para a saúde e para a própria sociedade, alertam os especialistas.

A presidente do Ceafa, Mariló Almagro, indicou que o custo econômico anual de cada paciente ronda os 32.500 euros em média, mas também representa um enorme sacrifício familiar tendo em conta que a doença pode durar até 20 anos.

Não é que é um grande tsunami que vai chegar até nós, mas que a água já está acima do joelho, porque não podemos esquecer o novo perfil de paciente, os menores de 65 anos, acrescentou.

No entanto, Pascual Sánchez, diretor científico da Fundação CIEN, mencionou novos medicamentos com resultados animadores para retardar o avanço da doença, aos quais se somam outras três revoluções (genética, marcadores digitais de Inteligência Artificial e a capacidade de diagnosticá-la com um análise de sangue).

mgt/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES