Adsieh expressou satisfação com a abertura de uma nova área de colaboração com a chegada, em 6 de abril, de sete especialistas do Ministério da Educação de Cuba para ajudar crianças que precisam de cuidados especiais no país africano por um ano.
Caballero, por sua vez, agradeceu ao Djibuti por seu apoio a Cuba no cenário internacional. Os dois lados concordaram em unir esforços e posições nesse sentido.
“Uma nova reunião, mais uma de muitas, com o Sr. Mahdi Absieh Bouh, diretor de Relações Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores. Resultado com a mesma equação: Questão levantada é igual a Resposta Positiva, prova de nossos estreitos laços bilaterais”, observou o diplomata caribenho em sua conta no Twitter.
A chegada do grupo de profissionais, composto por seis mestres em ciências e um doutor em ciências da educação, deu início a um programa de colaboração entre os dois países, que tem como antecedente o Acordo-Quadro de Cooperação e Assistência Técnica na área de educação e treinamento de profissionais.
Este último foi assinado em Havana em outubro de 2022 pelo chefe do setor do país africano, Moustapha Mohamed Mahamoud, com o objetivo de estabelecer relações de cooperação bilateral para o desenvolvimento de um programa de assistência técnica na implementação do sistema de educação especial em Djibuti.
Também inclui o treinamento de professores para alunos com necessidades especiais no campo da neurociência, didática especial e psicologia do desenvolvimento infantil.
jcm/nmr/bm