A maior variação mensal foi registrada nesse setor devido ao aumento das tarifas, que subiram 3,7%, principalmente devido ao aumento das tarifas aéreas, impactadas, por sua vez, pelo aumento do preço do combustível de aviação.
De acordo com o estudo, no caso de combustíveis e lubrificantes, após o encerramento do subsídio estatal sobre o preço da gasolina de motor de 95 octanas, o aumento em abril do ano passado foi de 2,6% em comparação com o quarto mês de 2022.
Os grupos de saúde, restaurantes e hotéis, bebidas alcoólicas e tabaco, alimentos e bebidas não alcoólicas também aumentaram suas cotações.
O relatório do IPC reflete que o aumento no grupo de saúde se deveu ao crescimento em duas de suas sete classes, com a maior mudança em produtos como aparelhos e equipamentos terapêuticos, de 2,3%, devido a um aumento no preço dos óculos.
Já no grupo de restaurantes e hotéis, o aumento foi devido aos preços mais altos de refeições para viagem e refeições e bebidas não alcoólicas fora de casa.
O aumento observado no grupo de bebidas alcoólicas e tabaco deveu-se ao crescimento em três de suas quatro classes, com a maior variação nos vinhos, que aumentaram 4,0%, informou a instituição.
No grupo de alimentos e bebidas não alcoólicas, as maiores mudanças de preço foram em algumas frutas, leite, queijo, ovos e alguns produtos de carne.
Os preços dos produtos de higiene pessoal também aumentaram 0,2% em abril, principalmente os produtos de higiene pessoal e beleza.
jcm/ga/bm