Conforme relatado pela agência oficial Irna na terça-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Naser Kanani, rejeitou as acusações de um alto funcionário da Casa Branca, John Kirby, contra a República Islâmica sobre a segurança da navegação na área estratégica.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã acrescentou que os Estados Unidos vêm criando e causando instabilidade e insegurança na região do Golfo Pérsico nas últimas décadas por meio de políticas destrutivas e intrometidas.
Kirby disse na sexta-feira passada que os militares dos EUA trabalharão para fortalecer sua postura de defesa no Golfo Pérsico e aumentar a coordenação com seus aliados no Estreito de Ormuz, após o que chamou de apreensão e assédio de navios de transporte nos últimos meses pelo Irã.
Por sua vez, Kanani rejeitou esses comentários, dizendo que o Irã é o país mais influente na proteção da segurança da navegação nas referidas águas regionais e internacionais, e sempre garantiu a passagem segura de navios no referido estreito, acrescentou a IRNA.
As novas acusações contra o Irã, disse o funcionário, são apenas desculpas e visam justificar a presença contínua dos Estados Unidos na região.
jcm/fvt/sg