19 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Direitos sociais valorizados na Itália no Código de Família cubano

Direitos sociais valorizados na Itália no Código de Família cubano

Roma, 17 mai (Prensa Latina) Os direitos sociais garantidos pelo novo Código de Família cubano foram destacados durante um evento na capital italiana, com a participação de especialistas de ambos os países, disse hoje um porta-voz dos organizadores.

Roberto Fraschetti, diretor do Círculo Julio Antonio Mella, da Associação Nacional de Amizade Itália Cuba (Anaic), informou em declarações à Prensa Latina, que naquele fórum os professores da Faculdade de Direito da Universidade de Havana, Yuri Pérez e Ana María Álvarez, falou sobre as particularidades dessa lei.

A conferência foi organizada pela Anaic juntamente com a Embaixada de Cuba na Itália e as autoridades do X Município de Roma e contou com a presença de Mario Falconi, presidente do governo local, bem como Danis Zumaquero, terceiro secretário encarregado de Assuntos Científicos e Técnicos da missão diplomática do Caribe.

Na atividade, organizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família, instituído desde 1994 pelas Nações Unidas a cada 15 de maio, participaram também os juristas italianos Giovanni Nero e Paola Pau, além do conselheiro municipal Antonio Caliendo, Marco Noli, do círculo Anaico.

Os especialistas cubanos referiram-se ao processo de aprovação desta nova legislação, cujo conteúdo se baseia no disposto na nova Constituição dessa nação, em vigor desde 2019, que estabelece a dignidade humana como valor central do projeto social, que é defendida no Código de Família.

Referiram-se à vontade da Assembleia Nacional do Poder Popular daquela nação de levar a referida lei a consulta popular e a referendo, realizado a 25 de setembro de 2022, onde foi aprovada com 66,85% dos votos.

Este código, como apontaram, desde uma perspectiva de gênero reconhece as pessoas em toda a sua diversidade, rompe com o binário, com a visão bióloga das relações familiares e responde a uma pluralidade de famílias e valores, reconhecidos no artigo 81 da constituição cubana.

É um compromisso de promoção da autonomia privada, bem como do livre desenvolvimento da personalidade, e reconhece princípios como o melhor interesse da criança e do adolescente, a busca da felicidade, a solidariedade, bem como o respeito às vontades, desejos e preferências das pessoas com deficiência.

Abrange também conceitos inéditos como o parentesco por afinidade, o reconhecimento da multiparentalidade, a extensão da obrigação legal de alimentos, o reconhecimento dos casais de fato, como elementos característicos que o tornam um código progressivo de novo tipo, expressa a especialista.

Os elementos trazidos durante o debate pelos participantes significaram uma contribuição crítica do ponto de vista jurídico e filosófico, para aprofundar as análises políticas e sociais com base no conteúdo do novo Código de Família cubano, acrescentou Fraschetti.

jcm/ort/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES