O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Etíope (Câmara Alta do Parlamento), Agegnehu Teshager, e pela chefe do Conselho da Federação (Senado), Valentina Matvienko, durante a primeira visita oficial de Teshager ao país eurasiano.
Matvienko expressou sua certeza de que esta visita promoverá o desenvolvimento de toda a gama de áreas de cooperação entre os países.
Ele destacou o fato de que a Etiópia é um dos principais parceiros da Rússia na África há 125 anos, desde o estabelecimento de relações diplomáticas.
“Contamos com a participação de uma delegação etíope representativa na Cúpula Rússia-África, marcada para Julho em São Petersburgo”, sublinhou ao anunciar a realização de um fórum econômico no âmbito desse encontro onde representantes empresariais poderão estabelecer e promover seus contatos.
Sobre questões de cooperação comercial, econômica e de investimentos, ele alertou que o volume do comércio atual entre a Rússia e a Etiópia ainda não corresponde ao potencial econômico das relações bilaterais. Ele enfatizou que a presença de Teshager em Moscou é uma confirmação clara do firme compromisso de fortalecer a cooperação interparlamentar e pediu a ampliação dos contatos diretos. Ele também propôs o estabelecimento de um grupo separado para cooperação com a Câmara Etíope que, em um futuro próximo, pode ser liderado pelo lado russo Nikolai Vladimirov, membro do Comitê do Conselho da Federação para Legislação Constitucional e Construção do Estado.
Antes de concluir, “agradecemos aos nossos parceiros africanos pela decisão de conceder ao parlamento russo o estatuto de observador na União Parlamentar Africana”.
Teshager, por sua vez, destacou o apoio incondicional da Rússia ao seu país e “hoje continua a apoiar firmemente o povo etíope, inclusive em questões econômicas”. Da mesma forma, a participação ativa da delegação etíope na Segunda Conferência Parlamentar Internacional Rússia-África, realizada em Moscou em março passado e outros eventos.
Durante o encontro, foi discutida a questão da cooperação inter-regional e o interesse da Rússia em ampliar os contatos diretos com parceiros do país africano. A formação de pessoal etíope em diversas áreas, bem como as perspetivas de desenvolvimento da cooperação na área do turismo foram também discutidas.
oda/nmr/cm