A renovação do fornecimento ultrapassará os atuais 1,5 milhão e permitirá às usinas uma melhor produção de eletricidade, informou a mídia local após o Conselho de Ministros iraquiano.
Por meio de nota, o Iraque reafirmou seu compromisso com seus irmãos árabes, de estar ao seu lado e apoiá-los em diversas circunstâncias e crises.
No texto, o gabinete iraquiano acrescentou que a renovação do contrato por mais um terceiro ano começará a partir de outubro de 2023.
No início deste mês, o chefe de Energia do governo interino do Líbano, Walid Fayyad, agradeceu ao Iraque por seu apoio contínuo e discutiu com o primeiro-ministro Muhammad Shia’ al-Sudani a possibilidade de fortalecer e desenvolver a parceria renovando o acordo.
No âmbito da sua participação na Conferência da Água de Bagdad, o ministro libanês abordou a oportunidade de reativar o gasoduto, a refinaria e os tanques de armazenamento através da criação de uma parceria estratégica na bacia do Mediterrâneo.
Fayyad levantou com o ministro de Assuntos de Energia e Petróleo, Hayan Abdel-Ghani, a possibilidade de fazer um contrato comercial de um país para outro que permitiria ao Líbano comprar combustível do Iraque em um cronograma de pagamento diferido.
No âmbito das relações bilaterais, o Iraque prorrogou em agosto passado o fornecimento de combustível ao Líbano por um ano, dando continuidade a um contrato de importação de um milhão de toneladas de petróleo assinado em julho de 2021.
Atualmente, os dois países promovem outras formas de cooperação para facilitar a exportação e importação de produtos agrícolas a preços e custos mais baixos.
oda/yma / fav