No evento organizado no âmbito da oitava edição do Campo de Formação de Jovens Líderes “Pontes para o Futuro” que decorre no gigante asiático, representantes de ambas as partes destacaram a necessidade de promover os laços e a cooperação entre as novas gerações.
Um total de 21 dirigentes de organizações juvenis e representantes da mídia da América Latina e Caribe participam desta reunião, onde a delegação cubana é chefiada pelo segundo secretário da União de Jovens Comunistas (UJC), Meyvis Estévez, que destacou a importância de um espaço que reúne a capacidade inovadora da China e da América Latina. Estévez destacou que este fórum confirma que as novas gerações de países em desenvolvimento decidiram não ser meros espectadores, mas enfrentar a transformação urgente e necessária.
Acrescentou que, no caso de Cuba, um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento da juventude é o bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra a ilha há mais de 60 anos.
Também apelou à inspiração nos ensinamentos do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e à promoção de uma juventude que pensa, que é revolucionária e que trabalha para o desenvolvimento dos povos.
Enquanto isso, He Junke, secretário do Comitê Central da Liga da Juventude Comunista Chinesa, assegurou que o fórum busca construir consenso e cooperação para promover o desenvolvimento comum com o ímpeto da juventude.
“O desenvolvimento é a chave mestra para resolver os problemas. A pandemia e outros desafios, como o unilateralismo e o protecionismo, minaram a equidade e a justiça internacional, por isso devemos promover o desenvolvimento juntos e, para isso, precisamos aprofundar o intercâmbio e a cooperação entre os jovens internacionalmente”, disse ele.
Por sua vez, Grecia Colmenares, Secretária Geral da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela, disse que este evento promove o fortalecimento das relações Sul-Sul e contribui com os esforços para promover políticas que pensem no desenvolvimento das novas gerações.
O programa Ponte para o Futuro foi lançado em 2015 pela Federação da Juventude de Toda a China com o objetivo de contribuir para a formação de mil jovens líderes da América Latina e Caribe.
Nesta edição, o acampamento inclui atividades em Beijing, Jiangxi e Xangai e inclui conferências, workshops, visitas a museus, mídia, empresas de tecnologia e inovação, além de intercâmbios com jovens chineses sobre a liderança ideológica e política das novas gerações e sua contribuição para o desenvolvimento da China.
jcm/ipf/cm