No primeiro desses mercados, o petróleo intermediário do Texas (WTI), referência nos Estados Unidos, subiu 1,97 dólares em relação ao resultado da sessão anterior, e terminou a quarta-feira em 72,83 dólares o barril.
A subida do preço – equivalente a 2,8 porcento – foi atribuída ao facto de a Agência Internacional de Energia (AIE) ter dito esta semana que espera uma retoma no consumo do ouro negro, à medida que a economia chinesa aprofunda a sua recuperação.
Os especialistas concordaram que a subida dos preços ocorreu também numa altura em que os investidores esperam que os republicanos e os democratas consigam chegar a um acordo sobre o tecto da dívida dos EUA a curto prazo.
No mercado dos EUA, os contratos futuros de gás natural para entrega em junho desceram 11 centavos hoje, fechando em US $ 2,36.
No entanto, os contratos futuros da gasolina para entrega em junho ganharam nove centavos, sendo negociados a US $ 2,56 por galão no final da rodada.
Entretanto, no mercado londrino, o petróleo Brent do Mar do Norte, a referência na Europa, terminou o dia em 76,95 dólares, mais 2,04 dólares ou 2,72 porcento.
rgh/rs/glmv