18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia administra exportação de genética bovina

Bolívia administra exportação de genética bovina

La Paz, 18 de mai (Prensa Latina) O Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag) da Bolívia prepara hoje a abertura de novos mercados para a exportação de genética bovina, com boa demanda e reconhecimento internacional.

“Estamos em processo de abertura na Nicarágua, Guatemala e Honduras para genética”, disse o diretor nacional da Senasag, Javier Suárez, em declarações à rede Rubí.

Ele comentou que a erradicação da febre aftosa no sertão cria condições propícias para aumentar a exportação não só de carnes e derivados.

Ele esclareceu que a genética também tem grandes oportunidades porque é “bastante exigida e altamente reconhecida” mundialmente por sua qualidade.

Ele informou que o assunto será discutido em reuniões com representantes do Japão, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, à margem da 90ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que se reunirá de 21 a dia 25 do mês em curso em Paris, França.

Fontes do governo boliviano anteciparam que o ministro de Desenvolvimento Rural e Terra, Remmy González, e o diretor do Senasag comparecerão a este fórum multilateral para receber da OMSA as certificações de zonas livres de febre aftosa sem vacinação para os territórios de Beni e o norte de La paz.

“É assim que estamos cumprindo esta etapa de transição de um país com vacinação para um país sem vacinação”, comentou Suárez, “cumprindo as metas e objetivos para os quais o programa foi criado em 2001”.

O vice-ministro de Comércio Exterior e Integração, Benjamín Blanco, por sua vez, informou no início de 2023 que entre janeiro e novembro de 2022 a Bolívia atingiu um recorde na exportação de carne bovina.

Estimou então o que foi conseguido em 123 milhões de dólares, muito acima do que se registou na mesma fase de 2021, quando o valor das vendas ascendeu a 95 milhões da moeda norte-americana.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, em 2022 os produtores bolivianos exportaram cerca de 20 mil toneladas de carne bovina e derivados para China, Rússia, Peru, Equador, Colômbia e Cuba, e também enviaram genética bovina para o mercado brasileiro, segundo a Senasag.

jf/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES