Em uma reunião cordial em Timbu com o embaixador cubano Alejandro Simancas, residente na Índia e concorrente no Butão e no Nepal, o chefe do Executivo butanês destacou as boas relações entre os dois países. Durante a reunião, os dois trocaram opiniões sobre o diálogo e a cooperação no âmbito da presidência cubana do G77 + China e em fóruns multilaterais.
Tshering relembrou o momento histórico da visita do antigo rei Jigme Singye Wangchuck a Havana e seu encontro com o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, durante a sexta cúpula do Movimento dos Não Alinhados em 1979.
A reunião também discutiu o apoio da nação caribenha ao setor de saúde do país asiático e a busca de novas maneiras de expandir a colaboração bilateral.
Por sua vez, o embaixador cubano agradeceu ao chefe de governo por sua mensagem de felicitações a Miguel Díaz-Canel por sua reeleição como presidente de Cuba.
Mais tarde, Simancas se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Tandi Dorji, o ministro de Energia e Recursos Naturais, Loknath Sharma, e o ministro da Saúde, Dechen Wangmo, com quem discutiu a cooperação e o diálogo bilaterais.
O diplomata cubano também participou de uma reunião amistosa com um grupo de médicos butaneses formados em Cuba, que expressaram sua gratidão e afeto e compartilharam suas experiências na ilha.
jf/lrd/bm