O vice-primeiro-ministro Dmitri Chernyshenko, que lidera a vertente russa da referida comissão, chegou na véspera a esta capital, onde se reunirá com o presidente Miguel Díaz-Canel, indicou o site oficial do Executivo russo.
Além da participação deste dia nos trabalhos da comissão intergovernamental, o Vice-Chefe do Governo russo assiste amanhã também ao encerramento da XI Reunião do Comité Empresarial dos dois países, cuja inauguração decorreu ontem no Hotel Nacional da capital.
Chernyshenko e a comitiva que o acompanha também visitarão a metalúrgica Antillana de Acero José Martí, informou à época a mesma fonte.
Na sessão desta quinta-feira, Chernyshenko terá um encontro com o vice-primeiro-ministro e chefe de Comércio Exterior e Investimentos Externos de Cuba, Ricardo Cabrisas, reunião plenária e assinatura de uma declaração final, entre outros documentos.
Durante o fórum empresarial desta quarta-feira, foi destacada a mudança de cenário entre a reunião da capital e a 10ª edição, realizada em setembro de 2019 em Moscou, já que Cuba enfrenta um bloqueio reforçado e a Rússia uma guerra econômica do Ocidente que quer dar-lhe um caráter extraterritorial.
O presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Antonio Carricante, na abertura do evento, referiu-se a projetos como a possibilidade de um acordo específico na esfera agroindustrial com a região de Krasnodar, no sul da Rússia.
Por outro lado, o representante comercial da embaixada da Federação Russa em Cuba, Serguei Baldin, indicou que em 2022 o câmbio bilateral se manteve nos 450 milhões de dólares, valor em que as exportações russas triplicaram.
O encontro contou com a participação de 52 empresas e 106 cubanos, além de exposições sobre produção de vinho, produção de rum, materiais de construção, bem como tecnologias de iluminação pública, entre outros.
jf/to / fav