No mausoléu erguido em memória do herói nesta capital, uma delegação do Comitê Central do PCV, da Presidência da República, da Assembleia Nacional, do Governo e da Frente da Pátria depositou oferendas florais.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente Vo Van Thuong, o chefe da Assembleia Nacional (Parlamento) Vuong Dinh Hue, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh e o líder da Frente da Pátria Do Van Chien, entre outros altos funcionários e ex-dirigentes do Partido e do Estado.
Os delegados expressaram também a determinação do Partido, do povo e do exército em seguir os ensinamentos do Tio Ho para dar vida à Resolução do 13º Congresso Nacional do PCV e implementar com sucesso programas de desenvolvimento sócio-económico.
Em seguida, os participantes prestaram homenagem aos heróis e mártires da Pátria diante do Monumento em sua homenagem localizado na rua Bac Son.
Hoje também vieram prestar homenagem ao pai da independência vietnamita representantes dos ministérios da Defesa, Segurança Pública, do Comitê do Partido, do Conselho do Povo e do Comitê do Povo de Hanói.
As homenagens ao presidente Ho Chi Minh, cujo 133º aniversário será comemorado em 19 de maio, multiplicaram-se das mais diversas formas nos últimos dias.
No local das relíquias dedicadas ao grande líder nacional no Palácio Presidencial foi ontem inaugurada uma exposição que apresenta um acervo de mais de 200 ordens originais e decretos assinados por ele entre 1945 e 1969, além de cerca de 80 fotos documentais.
Por seu lado, o Ministério da Informação e Comunicação do Vietnã, em colaboração com o Ministério da Cultura, Esporte e Turismo, apresentou uma coleção especial de selos postais em torno da “palafita do tio Ho na zona do Palácio Presidencial”.
O conjunto é composto por um carimbo e um bloco. A primeira mostra a imagem do presidente Ho Chi Minh trabalhando em um canto da pequena sala dentro da modesta residência, enquanto a segunda oferece uma vista panorâmica da casa e dos jardins e lagoas ao redor.
A coleção, noticiou a agência noticiosa VNA, é da autoria do artista plástico Le Khanh Vuong e destaca a elegância arquitetónica e a decoração simples que fazem da palafita uma estrutura única, que se integra harmoniosamente com a natureza.
jf/mpm/hb