O objetivo é fazer uma preparação integral para o evento, para o qual foram constituídas 13 subcomissões constituídas por representantes dos ministérios e setores relevantes, explicou quem dirige a pasta da Informação, Cultura e Turismo.
“Turismo de qualidade e responsável: sustentando o futuro da Asean” será o tema do fórum, agendado para janeiro do próximo ano e no âmbito do qual decorrerá também a Expo Turismo do bloco regional.
Suansavanh Viyaketh classificou a reunião ministerial que o Laos sediará pela terceira vez como um evento significativo, uma vez que já o sediou em 2004 e 2013.
Relativamente à Asean Tourism Expo, o ministro do Laos considerou que se trata de uma plataforma fundamental para compradores e vendedores de todo o mundo, que constitui também uma oportunidade de ouro para os empresários nacionais do setor terem acesso direto aos mercados turísticos alvo.
A 26ª Reunião de Ministros de Turismo do Sudeste Asiático se reuniu no início deste ano em Yogyakarta, na Indonésia, e entre seus principais acordos estava o estabelecimento de um padrão comum para os profissionais do chamado turismo de Congressos, Eventos, Convenções e Incentivos.
Este segmento de mercado pode ser um motor econômico para muitos países membros da ASEAN e o fato de adotar um padrão unificado para seus profissionais permitirá melhorar a mobilidade da força de trabalho e liberalizar ainda mais o comércio e os serviços na região.
jf/mpm / fav