Conforme noticiado, a preparação não está prevista para ocorrer em território norte-americano, mas sim na Europa, embora envolva pessoal do norte do país.
O treinamento também deve começar nas próximas semanas e levar vários meses para ser concluído, de acordo com um funcionário falando sob condição de anonimato à CNN.
“À medida que os preparativos ocorrerem nos próximos meses, a coalizão de nações participantes neste esforço decidirá quando fornecer aeronaves, quantas e quem as fornecerá”, acrescentou a fonte.
A informação teria sido compartilhada pelo presidente dos EUA com os demais líderes participantes da Cúpula do G7, que acontece de hoje até 21 de maio em Hiroshima, no Japão. O grupo inclui o país-sede, França, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália e Alemanha.
O funcionário acrescentou que, até o momento, Washington e seus aliados e parceiros se concentraram em fornecer a Kiev a grande maioria dos sistemas, armas e treinamento que o presidente Vladimir Zelensky afirma exigir para realizar operações ofensivas.
Em março, continuou o relatório, os Estados Unidos receberam dois pilotos ucranianos em uma base militar no Arizona, para testar suas habilidades em simuladores de vôo e determinar quanto tempo precisariam para aprender a pilotar aviões militares, incluindo F-16, que Biden disse anteriormente que não enviaria para a zona de conflito.
Os extensos suprimentos de guerra fornecidos pela nação do norte à Ucrânia prolongam o conflito desse país com a Rússia e aumentam o sofrimento da população envolvida, apontam continuamente os analistas.
Além disso, o próprio secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, reconheceu que seu país não consegue acompanhar as armas fornecidas, enquanto se estima que menos de 30% do que é enviado chega ao seu destino, segundo um documentário da CBS, eventualmente censurado .
Além disso, continua o escrutínio sobre Washington por não propor aderir a nenhum plano de paz proposto para acabar com o conflito, como o apresentado pela China, que destaca suas ambições belicistas. lam/ifs/ls