De acordo com testemunhas oculares, os agressores mataram três guardas florestais e outro membro de seu comboio em uma emboscada perto de um parque de gorilas sob a jurisdição do Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN).
A ICCN disse que o incidente ocorreu no dia anterior, quando o comboio, escoltado por guardas florestais da ICCN, estava saindo do vilarejo de Kivandya, próximo ao Parque Nacional de Virunga, que abriga metade da população de gorilas-das-montanhas ameaçados de extinção no mundo.
A quarta vítima acabou sendo um dos técnicos que trabalhavam em um projeto de apoio às comunidades ao redor de Virunga. Seis outras pessoas também ficaram feridas em decorrência do ataque.
Grupos insurgentes, como o chamado 23 de Março e as chamadas Forças Democráticas Aliadas, operam no Congo Democrático há anos, devastando vilarejos em Kivu do Norte, no sul de Ituri e em outras partes do país.
A violência no leste da RDC nos últimos anos deslocou cerca de cinco milhões de civis e dezenas foram mortos, de acordo com fontes humanitárias.
mem/fvt/bm