5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba, uma colônia disfarçada de República em 20 de maio de 1902

Cuba, uma colônia disfarçada de República em 20 de maio de 1902

Cuba, uma colônia disfarçada de República em 20 de maio de 1902

Havana, 20 Mai (Prensa Latina) A comemoração desta data em 1902 revela hoje as intenções anexionistas daqueles que sonham com a volta de Cuba à condição de colônia disfarçada de República que se estabeleceu naquele dia.

Essa certeza é compartilhada por pesquisadores, personalidades políticas e cubanos que mergulham na história de seu país para contextualizar o que aconteceu em 20 de maio de 1902, quando aparentemente terminou a ocupação militar dos Estados Unidos na ilha caribenha, estabelecendo novo governo e constituição.

O ato simbólico do levantamento solitário da bandeira nacional cubana no Palácio dos Capitães Generais de Havana, faz hoje 121 anos, significou uma ameaça enganosa de independência para uma nação que derramou o sangue de seus filhos contra o colonialismo espanhol desde 1968.

A história posterior confirmaria que naquele dia a ilha se tornou “uma república sequestrada pelo imperialismo estadunidense que foi consultada a cada passo até 1959”, como afirmou certa vez o presidente cubano Miguel Díaz-Canel.

Com o fim da guerra cubano-hispano-americana, Washington manteve suas tropas na nação antilhana e preparou a farsa política de estabelecer uma república que atendesse aos seus interesses.

A Emenda Platt, imposta ao foral da ilha, deixaria claro que o ocupante permaneceria por muito tempo. Em um de seus anexos, assegurava o controle absoluto dos Estados Unidos sobre Cuba sob ameaça do uso da força para manter a ocupação militar.

A Lei estabelecia o direito do poder usurpador de intervir militarmente no país quando considerasse pertinente e obrigava o arrendamento de terras para estações navais e carvoeiras estadunidenses, daí a base naval de Guantánamo que permanece contra a vontade do povo cubano.

A ilha caribenha só poderia estabelecer tratados ou acordos com o governo dos Estados Unidos e estava proibida de adquirir dívidas públicas.

O ex-governador militar dos Estados Unidos, Leonard Wood, disse muito claramente: “Cuba ficou com pouca ou nenhuma independência com a Emenda Platt e a única coisa indicada agora é a anexação (…). É bastante evidente que está absolutamente em nossas mãos (…)”.

Naquela terça-feira, 20 de maio de 1902, quando muitos cubanos comemoravam erroneamente a falsa independência, outros, como o patriota Juan Gualberto Gómez, estavam cientes dos laços que Washington havia imposto à ilha e alertaram sobre isso.

“Mais do que nunca devemos persistir na reivindicação de nossa soberania mutilada; e para alcançá-la, é necessário adotar novamente na evolução de nossa vida pública as ideias e métodos orientadores que Martí defendia”, publicou naquele mesmo dia na revista El fígaro

ro/lld/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES