Teerã, 20 Mai (Prensa Latina) Os governos do Irã e da Rússia concordaram em expandir sua aliança para o setor de construção naval, criando uma joint venture dedicada à aquisição e construção de navios mercantes, informou hoje a imprensa local.
O acordo centra-se na compra e construção de 20 embarcações entre as partes, o que reafirma o compromisso de alargar as relações comerciais e a cooperação económica entre os dois países, de acordo com um despacho da agência noticiosa iraniana Fars.
A joint venture de construção naval na região do Mar Cáspio responde ao cumprimento de um acordo preliminar para esses fins assinado pelas partes em junho de 2022.
Conforme acordado, a Rússia se comprometeu a fornecer os navios necessários à República Islâmica e o lado iraniano se encarregou de fornecer peças de navios aos estaleiros russos.
Os navios mercantes transportarão cargas ao longo do corredor de trânsito Norte-Sul, de e para os portos russos, acrescenta a televisão persa em espanhol Hispantv.
A joint venture operará em uma rota marítima conectando São Petersburgo, no oeste da Rússia, ao porto de Mumbai, na costa oeste da Índia.
Durante a semana, os presidentes do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, e da Rússia, Vladimir Putin, supervisionaram a assinatura de documentos sobre a conclusão da estratégica ferrovia Rasht-Astara ligando os dois países através do Azerbaijão.
Após a conclusão do projeto, o entroncamento ferroviário que liga o sul da Ásia ao norte da Europa estaria concluído, uma rota que abrange cerca de 7.200 quilômetros pelo Irã, Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão.
oda/ynr/ans