Havana, 20 Mai (Prensa Latina) O Museu Nacional de Belas Artes de Havana repercutirá hoje com a música do maestro Ruy López-Nussa e sua banda La Academia, com um repertório marcado pela fusão de ritmos caribenhos, latino-americanos e afro-cubanos e bom jazz.
Considerado um dos percussionistas cubanos mais destacados da atualidade, López-Nussa participou de inúmeros projetos nacionais e internacionais e é autor do livro Ritmos de Cuba, destinado a estudantes e amantes do tema.
O volume tem três edições na Espanha, Alemanha e Cuba, e serviu de inspiração para a fundação em 2009 do projeto La Academia, onde apresentações são combinadas com ensino.
Como convidado do concerto, às 19h00, horário local, estará o renomado pianista, compositor e arranjador cubano Alejandro Falcón. Da mesma forma, a Academia dividirá o palco pela primeira vez com o compositor e cantor cubano Zule Guerra, mestre em Interpretação e Produção Musical obtido no Berklee College of Music, nos Estados Unidos.
O encontro proporcionará ao público uma tarde repleta de ritmos e improvisos, como é de praxe neste grupo musical formado por Octavio Rodríguez, percussão; Josué Puig, piano; José Arnulfo, baixo; Roberto García, trompete, Mayquel González, trompete; e na direção e bateria, Ruy López-Nussa.
mem/mml/ans