Havana, 20 Mai (Prensa Latina) Os contos da noite é o título do filme de animação do diretor Michel Ocelot que será exibido hoje e amanhã no cinema La Rampa, desta capital, como parte do Mês da cultura francesa em Cuba.
A peça para maiores de seis anos, que será apresentada às 15 horas locais, conta como todas as noites uma menina, um menino e um velho técnico se encontram em um pequeno cinema que parece abandonado, mas o lugar onde os três amigos investigam, inventam e se fantasiam é cheio de maravilhas.
Como parte da programação, também neste sábado será inaugurada a oficina para crianças e adolescentes “No jardim de Amélie Fontaine e Léonie Koelsch”, ambas ilustradoras francesas, na Vitrina de Wallonia, em Havana Velha.
Em diálogo com a Prensa Latina, o embaixador da França em Cuba, Laurent Burin des Roziers, expressou a expectativa de que este seja o melhor evento realizado até agora, principalmente após a pandemia de Covid-19, pois promete grande interação do público. artistas.
Também em conferência de imprensa realizada nesta capital, foi revelado que o evento cultural de 10 de maio a 4 de junho, com sedes em Havana e Santiago de Cuba, terá como foco a criação de mulheres artistas, propondo uma leitura franco-cubana da identidade e questões de gênero.
Neste espaço pensado desde 2015 para a fruição da arte francesa na ilha, para além da música, pode apreciar a dança, o teatro, a fotografia, a literatura, a ilustração e a culinária, entre outras expressões.
Também se apresentarão os artistas Alexi Marimón, Christophe Haleb, Laura Henno, Manon Galy, Jorge Emilio González, Maridelmis Marín, DJ Maud Geffray e Paul Fournel.
O diretor-geral da Aliança Francesa, Marc Sagaert, destacou atividades literárias como as conferências “A escrita e o esporte” e “A literatura na França hoje”, proferidas pelo intelectual Paul Fournel.
Ele também destacou o Cabaret literário, uma homenagem ao escritor cubano Antón Arrufat, que acontecerá no dia 17 de maio no Palácio do Prado da Alliance Française.
Em Santiago de Cuba, a leste da ilha, será realizada uma jornada de cinema francês, entre outros eventos, de 23 a 28 de maio, e também será inaugurada a exposição fotográfica “Les vanites” de Franck Delorieux.
O cinema do Mês da Cultura Francesa em Cuba também chegará à Ilha da Juventude, segundo os organizadores do programa.
ro/mml/ans