23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presença da Síria na Cúpula Árabe marca semana de notícias

Presença da Síria na Cúpula Árabe marca semana de notícias

Presença da Síria na Cúpula Árabe marca semana de notícias

Jeddah, Arábia Saudita, 20 Mai (Prensa Latina) A presença do presidente sírio, Bashar Al-Assad, junto com uma ampla delegação oficial de alto nível, concentrou as atenções na trigésima segunda cúpula árabe.

Palavras proferidas por chefes de estado, incluindo os do país anfitrião, saudaram o retorno de Damasco ao seu lugar entre seus irmãos na Liga Árabe.

Estamos satisfeitos com a presença do presidente Al-Assad e esperamos que seu retorno ajude a apoiar este país e melhorar sua segurança, disse o príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Muhammad bin Salman Al Saud.

Ele pediu para virar a página do passado que impediu o processo de desenvolvimento e para evitar que a região continue sendo um campo de conflitos e guerras.

Por sua vez, o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Abu Gheit, deu as boas-vindas aos “irmãos sírios” e considerou que hoje, mais do que nunca, existe uma oportunidade a não perder para resolver politicamente a crise síria.

Em seu discurso, o presidente sírio considerou que os grandes desafios e ameaças encerram riscos e, ao mesmo tempo, oportunidades. Hoje, há uma oportunidade para os árabes atuarem com mais força em um mundo que caminha para a multipolaridade, afirmou.

Ele pediu para aproveitar a situação atual para reorganizar e resolver os problemas árabes com a menor interferência estrangeira.

Segundo o governante, as fissuras que surgiram ao longo da última década devem ser resolvidas, sendo que o mais importante é deixar o povo gerir os seus assuntos internos e evitar interferências externas nesses assuntos.

Al-Assad esclareceu que a ação árabe conjunta precisa de visões, estratégias e objetivos comuns que mais tarde se transformam em planos executivos, e a Liga Árabe deve ser um refúgio de agressões e não uma plataforma para conspirações.

Da mesma forma, a declaração final da cúpula congratulou-se com a decisão sobre a Síria emitida pela reunião do Conselho da Liga Árabe em nível ministerial, e espera que ela contribua para apoiar a estabilidade deste país, preservando sua integridade territorial e retomando seu papel natural no mundo árabe. Os esforços árabes para ajudar a Síria a superar sua crise devem ser continuados e intensificados, levando em conta o interesse árabe comum e as relações fraternas que unem todos os povos árabes, disse o texto.

Durante a cúpula, as câmeras capturaram apertos de mão e conversas paralelas pela primeira vez em 12 anos entre o presidente sírio e seu colega egípcio Abdul Fatah El Sisi, e com o emir do Catar Hamad Bin Tamim e o príncipe herdeiro saudita Muhammad bin Salman Al Saud.

A reunião, segundo analistas, foi um sucesso, e a participação da Síria deu certo otimismo sobre a tão esperada unidade árabe, além de mandar um recado aos Estados Unidos de que pressão e pressão não funcionam mais como antes, em um mundo cada vez mais multipolar.

mem/ycv/fm/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES