“Somos Paisagem Interior” é o título de sua proposta para este domingo, que incluirá a projeção de audiovisuais, escritos e imagens das obras do escultor e vencedor do Prêmio Nacional de Artes Plásticas 2021.
Como parte da atividade que encerra sua exposição, o criador pintará tendo como fonte de inspiração o concerto dos músicos Alberto Lescay (filho), Zule Guerra e Roberto Fonseca.
Desde o início de março, Paisaje interior mostra ao público o mais recente trabalho criativo do líder da Fundação Caguayo, um projeto fundado há 25 anos e voltado para a promoção da cultura e o resgate da identidade, por meio do desenvolvimento de artes monumentais e aplicadas.
“É o meu mundo interior, uma espécie de viagem pela minha vida no sentido mais íntimo. É o que eu consigo devolver depois de todos esses processos de assimilação do ambiente, preocupações, perguntas às vezes sem resposta”, afirmou o artista de Santiago de Cuba em seu site oficial.
Ele abordou o universo cultural e íntimo de Lescay, cuja obra (esculturas, gravuras, pinturas e desenhos) não pode ser enquadrada em estilos ou gêneros.
Com mais de 70 exposições pessoais e um número semelhante de mostras coletivas ao longo de quase cinco décadas de criação, destacam-se em sua obra as peças escultóricas de caráter monumental.
Entre elas estão o complexo arquitetônico Plaza de la Revolución Antonio Maceo, o monumento ao Cimarrón e o inspirado na Mãe da Pátria Mariana Grajales, todos em sua cidade natal, Santiago de Cuba.
Suas pequenas esculturas e séries pictóricas também foram exibidas em galerias e museus de prestígio em todo o mundo.
mem/mml/mb