No momento, há 52 caminhões-pipa fornecendo água potável aos habitantes de vários assentamentos informais muito pobres onde o surto da doença foi detectado.
De acordo com o Ministério da Saúde da província de Gauteng, onde estão localizadas as cidades de Pretória e Johanesburgo, 95 pessoas em Kanana, Suurman, Majaneng, Green Field, Carousel View, Lephengville e Sekampaneng foram tratadas para cólera desde 15 de maio, quando os primeiros casos foram detectados.
Até o momento, não foi possível determinar a fonte primária do surto, se ela está em cursos de água naturais ou em sistemas locais de abastecimento de água.
Os vice-ministros da Saúde, Sibongiseni Dhlomo, e da Água e Saneamento, David Mahlobo, estão visitando o distrito de Hammanskraal hoje.
Ao mesmo tempo, as autoridades provinciais anunciaram que aumentaram a capacidade do Hospital Distrital de Jubilee.
A esse respeito, Nomantu Nkomo-Ralehoko, membro do Comitê Executivo de Saúde da província, disse que duas alas não utilizadas foram reformadas para acomodar mais pacientes, caso o número de pacientes aumente.
Ao mesmo tempo, ele acrescentou, vamos às comunidades para realizar ações educativas para que seus habitantes possam entender o que fazer e o que não fazer em termos de comportamento higiênico.
mem/mv/bm