23 de February de 2025

NOTICIAS

Paraguai registra terceira fonte de gripe aviária

Paraguai registra terceira fonte de gripe aviária

Assunção, 22 mai (Prensa Latina) Especialistas paraguaios informaram hoje a detecção do terceiro foco febre aviária na região oeste do Chaco, após o aparecimento neste sábado dos dois primeiros focos na mesma área, publica o jornal Últimas Noticias.

Técnicos da cidade de Filadélfia, Departamento de Boquerón, que informa esta última ocorrência da doença, sacrificaram cerca de 100 espécimes entre infectados e suspeitos de incubar a doença, após a morte de outros 22, informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal, citado pelo jornal.

As autoridades reforçaram as medidas de biossegurança nas explorações de galinhas, perus e patos face a este terceiro surto do vírus na região, explicou o diretor de Epidemiologia dessa entidade, Carlos Ramírez.

Técnicos e trabalhadores de fazendas no território da Filadélfia, de onde a doença se espalha para outras áreas do Chaco, tentam garantir o status sanitário para preservar os mercados internacionais de carne de frango, comentou o especialista do Senacsa.

Paraguai relatarou dois primeiros surtos de gripe aviária em 20 de maio com o contágio de 104 casos entre aves de quintal, das quais 28 apareceram mortas, nas localidades de Mariscal Estigarribia e Neuland no mesmo departamento de Boquerón.

América detectou gripe aviária pela primeira vez em dezembro de 2014 e desde então a doença foi registrada nos Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia e Equador, enquanto a Organização Pan-Americana da Saúde alertou em janeiro sobre o aumento da detecção de focos em 10 países da região.

mem/apb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES