Madri, 23 mai (Prensa Latina) Sob diferentes modalidades e com o desejo de estabelecer sólidos laços de cooperação, empresários da Espanha manifestaram interesses econômico-comerciais com Cuba.
Assim o afirmou hoje o presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Antonio Carricarte, em entrevista exclusiva à Prensa Latina, pouco antes de concluir uma frutuosa visita a Espanha, antecedida de duas visitas anteriores a Portugal e Itália.
Madrid, Estremadura e Barcelona foram os pontos em que Carricarte e a delegação que o acompanha, juntamente com o embaixador de Cuba em Espanha, Marcelino Medina, realizaram reuniões e fóruns de negócios em território espanhol.
Também realizamos uma importante reunião com a confederação das câmaras espanholas que agrupa as câmaras setoriais, com as quais também temos um acordo para se promoverem e que se unam ao trabalho com a direção do Comitê da Feira de Havana (FIHAV) ou no âmbito de nossa evento”, comentou Carricarte à Prensa Latina.
Explicou que durante seus intercâmbios com o setor empresarial de Extremadura, Madri e Barcelona, foram realizados programas de trabalho para atualização sobre a situação econômica e as oportunidades que se abrem em Cuba. é importante destacar
que os empresários espanhóis são os que têm maior presença na Ilha; A Espanha é nosso terceiro parceiro comercial, primeiro investidor e quarto emissor de turismo. Por isso, é importante criar condições para estreitar os laços econômicos e comerciais”, precisou.
Com o Extremadura Avante, grupo de empresas públicas da Junta de Extremadura, foi possível enriquecer a relação e, tal como a Câmara de Madrid Comércio, comprometeu-se a participar da Feira Internacional de Havana em novembro, disse Carricarte à Prensa Latina. A ideia é também uma vontade de ambas as partes de identificar parceiros de negócios para aumentar o nível de investimento, comércio, exportações e principalmente a necessidade de substituir as importações , analisou o chefe cubano da Câmara de Comércio. Na capital espanhola, a delegação da maior das Antilhas participou de um fórum denominado “Perspectivas e desafios do mercado” em Cuba. Além
disso, foi assinado um acordo de cooperação em termos Muito práticos, mais de uma centena de empresários espanhóis analisaram com o homólogo cubano as perspetivas de intensificação dos laços num amplo espectro de domínios, indicou Carricarte à Prensa Latina.
Com efeito, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid, presidida por Angel Asensio, anunciou que enviará uma delegação a Havana perante a FIHAV para aprofundar o acordo aqui alcançado.
De uma forma geral, temos perscrutado o horizonte de colaboração em domínios como o agro-alimentar, no desenvolvimento das nossas potencialidades e também em áreas com tecnologias de informação, acrescentou.
A receptividade tem sido muito boa, o fator tempo é muito relevante para acelerar um clima construtivo de negócios e temos a vantagem do Janela Única para isso, comentou Carricarte.
mem/ft/ls