Durante a reunião, será avaliado o estado da implementação do Acordo de Diálogo Político e Cooperação (ADPC), assinado em 12 de dezembro de 2016 e que começou a ser aplicado provisoriamente em 1 de novembro de 2017.
A fonte especifica que o ADPC é, desde então, o quadro regulamentar das relações, estabelecendo a base para o desenvolvimento de laços estáveis, mutuamente benéficos e de longo prazo, baseados em princípios de respeito mútuo, reciprocidade e igualdade.
O Conselho Conjunto será presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da ilha, Bruno Rodríguez, e pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell.
Como prelúdio do Conselho, realizou-se o Terceiro Comité Misto em 2 de Dezembro do ano passado. Durante esta reunião, as delegações debateram as relações de cooperação, comércio e investimento, bem como o impacto do bloqueio e da inclusão de Cuba na lista unilateral de países patrocinadores do terrorismo.
Também trocaram informações sobre o processo de ratificação do Acordo e os resultados do terceiro ciclo de diálogos políticos e sectoriais, que teve lugar durante o período de 2021-2022.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Alto Representante da UE cumprirá um extenso programa de actividades durante a sua estadia na capital, que inclui reuniões com autoridades e representantes de vários sectores da sociedade cubana, bem como visitas a instituições onde os resultados da cooperação entre a ilha e o bloco comunitário podem ser apreciados e o seu potencial identificado.
Cuba estabeleceu relações diplomáticas com a Comunidade Europeia em 29 de Setembro de 1988 e mantém relações diplomáticas plenas com os 27 Estados-Membros da UE.
ro/mks/glmv