De acordo com uma declaração do órgão regional de justiça, publicada na quarta-feira no site do diário Il Sole 24 Ore, a decisão foi baseada no fato de que a Comissão da UE “não justificou sua conclusão de que a medida em questão não era contrária às disposições da UE”.
A decisão do tribunal, a favor de um recurso apresentado pela companhia aérea irlandesa Ryanair, questiona argumentos insuficientes sobre a compatibilidade das condições de acesso a esse auxílio, como o tratamento salarial dos funcionários igual ou superior ao estabelecido pelo acordo coletivo nacional aplicável ao transporte aéreo.
A decisão do tribunal regional segue sua anulação anterior, em 10 de maio, também em resposta a uma ação judicial da Ryanair, da aprovação pela Comissão Europeia de uma ajuda financeira de seis bilhões de euros concedida pelo governo alemão durante a pandemia à companhia aérea nacional Lufthansa.
Com relação à decisão de quarta-feira, o governo italiano tem a possibilidade de apresentar um recurso contra ela, e espera-se que o faça nos próximos dias, disse a fonte.
rgh/ort/bm