O evento, tradicionalmente organizado pela embaixada russa em Cuba em coordenação com o Instituto Nacional de Desporto, Educação Física e Recreação (Inder) da ilha, tem uma distância de 3,7 quilómetros e começará e terminará na sede diplomática russa em Havana.
Esta corrida será dedicada a todos aqueles que deram o seu melhor para libertar o mundo do nazismo e do fascismo e onde mais de 27 milhões de pessoas perderam a vida na União Soviética”, disse Sergei Oboznov, conselheiro da embaixada russa em Cuba, numa conferência de imprensa.
Como é habitual nesta corrida popular, participarão crianças, adolescentes, jovens, idosos e mesmo pessoas com deficiências físicas, estudantes da escola russa de Havana, russos residentes na ilha e suas famílias e membros do corpo diplomático.
Por seu lado, o segundo chefe da Comissão Nacional de Corrida e Caminhada Marabana-Maracuba do INDER, Juan Carlos Mesa, sublinhou que esta corrida tem um grande significado para a amizade entre os dois países.
Com ela reafirmamos que através do desporto, numa actividade de comunicação massiva, vamos unir ainda mais os dois povos através de uma corrida desportiva”, disse Mesa.
ro/mfm/glmv