Num encontro com o seu homólogo cubano, José Ángel Portal, no âmbito da 76.ª Assembleia Mundial da Saúde, que se realiza de domingo a 30 de Maio em Genebra, na Suíça, avaliaram aspectos da colaboração que desenvolvem no sector da saúde.
Por sua vez, Portal agradeceu “o apoio dado a Cuba e, de forma especial, aos nossos colaboradores no sector da saúde”, segundo o site do Ministério da Saúde Pública.
A cooperação médica da ilha caribenha com o Qatar começou em 1997, coincidindo com o desenvolvimento das relações bilaterais.
Neste contexto, destaca-se o desempenho vital dos membros da brigada Henry Reeve em 2020 e 2021, que foram os momentos mais complexos do enfrentamento da epidemia de Covid-19.
Em 60 anos de colaboração médica internacional, mais de 605 mil profissionais cubanos serviram em 165 países, e actualmente mais de 22 mil 600 trabalham em 57 países.
Ao discursar na sessão de segunda-feira da 76ª Assembleia Mundial da Saúde, Portal reafirmou à comunidade internacional “a vontade de Cuba de continuar a contribuir para a saúde e a vida dos povos, onde quer que os nossos serviços e experiência sejam necessários”, disse.
jha/lpn/glmv