“O FSB da Rússia impediu um ataque terrorista a instalações nucleares planejado pelos serviços especiais da Ucrânia na véspera da celebração do 78º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica”, disse.
De acordo com a investigação, um grupo terrorista tentou minar mais de 30 postes de linhas de alta tensão nas usinas nucleares de Leningrado e Kalinin, no noroeste do país.
De acordo com o plano, os agentes ucranianos interromperiam a operação normal da usina nuclear nos reatores, causando sérios danos econômicos e à reputação da Rússia.
Conforme observado no FSB, os terroristas conseguiram explodir um e minar quatro pilares da linha de energia da usina nuclear de Leningrado e colocar dispositivos explosivos improvisados sob sete linhas de energia da usina de Kalinin.
“Os cidadãos ucranianos Maistruk Alexander, nascido em 1978, e Usatenko Eduard, nascido em 1974, foram presos, enquanto o cidadão russo naturalizado ucraniano Kishchak Yuriy, nascido em 1963, foi colocado na lista de procurados, atualmente na Bélgica”, informou o Centro de Relações Públicas do FSB.
A Rússia detectou um contrabando de explosivos manipulado pelos serviços especiais ucranianos, que usaram um canal de tráfico internacional de cargas ao longo da rota: a cidade de Chelm (Polônia) – a cidade de Shalchininkai (Lituânia), depois pelo território de Belarus até o distrito de Rzhevsky da região russa de Tver.
“Usando um trailer de carga como camuflagem, eles transportaram 36,5 quilos de explosivo plástico C-4, 61 detonadores elétricos de fabricação estrangeira, 38 temporizadores eletrônicos e pistolas 2PM com munição”, disse ele.
mem/hoo/bm