O regulamento está em elaboração há cerca de seis anos, período em que centenas de pessoas participaram do processo, inclusive especialistas, que deram origem a uma versão mais bem formada e sólida, segundo o deputado José Luis Toledo.
Outros temas a tratar durante a conferência são a atualização da situação econômica do país, a análise e aprovação do calendário legislativo para o atual mandato, a criação de comissões de trabalho permanentes e grupos parlamentares de amizade.
Na véspera, o presidente do Parlamento, Esteban Lazo, em troca de correspondência com os legisladores, definiu algumas das linhas de trabalho para esta etapa, entre as quais a melhoria dos mecanismos de controle e avaliação das leis e planos de ação aprovados.
Salientou que neste mandato, quando também está prevista a discussão de inúmeros órgãos jurídicos, será requisito que quem exerça a iniciativa legislativa inclua uma proposta de estratégia de seguimento.
Lazo sublinhou que a atual composição do Parlamento tem de conseguir uma maior transparência no seu funcionamento na prestação de contas, na apresentação dos orçamentos, e um trabalho mais intencional na preparação dos dirigentes.
Outro tema que deve ser tratado com igual interesse é o cuidado dos jovens, acrescentou, precisando que a estratégia de trabalho do país com crianças e jovens será analisada na sessão do próximo mês de Julho, bem como inúmeros assuntos de interesse cidadão, como a produção de alimentos.
jf/kmg/hb