O comentarista de assuntos internacionais Kang Jin Song apontou em um artigo que no último domingo os líderes daqueles três países discutiram em Hiroshima, no Japão, “novos truques para promover a colaboração militar, com a justificativa de responder a uma suposta ameaça e provocação da RPDC”.
As forças hostis discutiram a colaboração de segurança tripartite, incluindo o compartilhamento em tempo real das informações de alarme de mísseis da Coreia do Norte, enfatizou Kang.
O analista alertou que Washington pretende eliminar no Comando Indo-Pacífico o sistema de comando separado para as tropas americanas estacionadas no Japão e na Coreia do Sul, e estabelecer um novo método de compartilhamento de informações militares em tempo real, em conjunto com as forças armadas desses países.
A possibilidade de estabelecer um bloco militar, que tem funções complexas e perigosas como a cooperação militar multilateral do tipo OTAN, no nordeste da Ásia, maximiza a cautela da RPDC e de toda a região, disse Kang.
O comentarista assegurou que a RPDC e a sociedade justa internacional nunca tolerarão a fundação de gangues anti-paz lideradas pelos Estados Unidos e seus satélites, e frustrarão passo a passo as más ações das forças hostis.
mgt/nvo/hb