De acordo com o comunicado oficial, o líder será o primeiro a receber o prémio pelo seu apoio e compromisso com as agendas públicas relacionadas com a integração regional, a conectividade rural, a inclusão social no campo e a igualdade de género, áreas centrais do trabalho do IICA.
O presidente Irfaan exerce sua liderança como chefe de governo no Gabinete da Comunidade do Caribe (Caricom), com o mandato de promover a agenda regional em questões críticas relacionadas à segurança alimentar, agricultura e desenvolvimento rural, e lançou inúmeras iniciativas sustentáveis, segundo o texto.
Ao entregar o prémio, as autoridades sublinharam a forma como a Guiana está a levar por diante o Programa de Empreendedorismo e Inovação Agrícola (AEIP), destinado aos jovens para que se tornem proprietários de empresas agro-ecológicas, para além da reactivação e expansão da indústria da aquicultura.
Outras realizações mencionadas pelo IICA incluem o avanço da indústria pecuária e o programa de auto-suficiência em ração animal com a produção de milho e soja.
A nível regional, a visão do Presidente Irfaan reflecte-se em acções concretas relacionadas com a actualização da legislação para aumentar o investimento e o comércio; grandes projectos de infra-estruturas rodoviárias, de drenagem e de irrigação, refere o comunicado.
A agência agrícola também elogiou o papel da Guiana no desenvolvimento de baixo carbono, com a nação sul-americana e caribenha sendo a primeira a receber créditos TREES, um sistema inovador projetado especificamente para evitar com sucesso a perda e a degradação das florestas.
Desde a sua fundação, o IICA apoia os esforços de seus 34 Estados membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, prestando serviços de cooperação por meio de um trabalho próximo e permanente, com base em sua experiência em áreas como tecnologia e inovação para a agricultura, saúde agrícola e comércio agrícola internacional.
rgh/chm/glmv