A reunião teve lugar no contexto do Encontro Internacional de Cidades Eco-Educativas, organizado pela CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, antiga Corporação Andina de Fomento, e o movimento educativo global Scholas Ocurrentes.
No final do encontro, Sua Santidade expressou o seu profundo apreço e, ao mesmo tempo, abençoou o trabalho dos movimentos sociais e da juventude, segundo o ClarOscuro Noticias.
Em particular, o Papa elogiou o trabalho das autoridades municipais, representadas por mais de 50 prefeitos da América Latina, que estão lutando contra os desafios sociais e ambientais que têm um impacto na vida da Mãe Terra.
O encontro Cidades Eco-Educativas foi precedido pelo lançamento da Escola Laudato Sí em maio de 2022, da qual participaram 50 jovens da região, e pela criação pela CAF da Rede de BiodiverCidades da América Latina e do Caribe.
Entre os objectivos desta última, actualmente composta por 119 cidades de 17 países da região, está a inclusão da preservação da biodiversidade na gestão e planeamento das políticas urbanas, em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Durante a conferência, os prefeitos presentes explicaram como as experiências pessoais e a perspectiva humana da sociedade estão por trás da gestão pública, e se comprometeram com o empoderamento dos jovens em suas cidades.
Menchú participou como convidada especial, juntamente com Rebecca Bill Chávez, presidente do Diálogo Interamericano, e Gloria Flórez Schneider, que preside o Parlamento Andino.
A líder indígena guatemalteca partilhou em vários palcos a grande riqueza cultural e natural desta nação centro-americana, bem como as suas preocupações com o bem-estar e o desenvolvimento.
rgh/znc/glmv