5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Forte tempestade causa estragos na província do Equador

tormenta

Forte tempestade causa estragos na província do Equador

Quito, 26 mai (Prensa Latina) Uma forte tempestade na província de Bolívar, no Equador, deixou uma ponte destruída, rios transbordando, casas afetadas e uma paróquia sem comunicação, o canal Ecuavisa informou hoje.

De acordo com a Secretaria de Gestão de Riscos (SGR), os principais danos foram registrados nas cidades de Guaranda, Caluma, Echeandía e Las Naves, sem que tenham sido divulgados relatos de mortos ou feridos em consequência da tempestade, que ocorreu na noite desta quinta-feira.

Segundo o prefeito de Caluma, Jherson Narváez, cerca de 100 casas que ficam à beira de um rio correm o risco de desabar completamente ali.

Da mesma forma, no setor Tambo Real, na cidade de Guaranda, foram registrados deslizamentos de terra, dificultando o tráfego de veículos.

Um relatório recente da SGR detalhou que o inverno deixou mais de 39km de estradas afetadas em todo o território nacional, cerca de 35 pontes destruídas e outras 37 afetadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Equador (Inamhi) informou que a probabilidade de chuvas de intensidade variável acompanhadas de tempestades aumentou em vários locais da Serra e da Amazônia nos próximos dias.

Em 20 de maio, a SGR declarou alerta amarelo para as províncias do país andino localizadas a menos de 1.500 metros acima do nível do mar, devido à possível ocorrência do fenômeno El Niño.

As paróquias que experimentariam o fenômeno estão nas províncias de Azuay, Bolívar, Cañar, Carchi, Chimborazo, Cotopaxi, El Oro, Esmeraldas, Guayas, Imbabura, Loja, Los Ríos, Manabí, Pichincha, Santa Elena, Santo Domingo De Los Tsáchilas e Galápagos, revelou o SGR.

O Comitê Nacional para o Estudo do Fenômeno El Niño (Erfen) no Equador alertou recentemente que a presença deste evento climático na região do Pacífico prolongará os episódios chuvosos aqui.

Da mesma forma, o Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador (Inocar) alertou que o Pacífico equatorial evoluiu rapidamente para condições quentes e, se esse cenário continuar, a estação chuvosa se estenderá na zona costeira do país andino a partir do segundo semestre deste ano.

mgt/nta/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES