A audiência a cargo da juíza Baloisa Marquínez começou com manobras malsucedidas da defesa do ex-governador para suspender as sessões que deveriam ser prorrogadas até 5 de junho para a compra com recursos públicos de jornais da editora Panama America, caso conhecido como Novos Negócios.
O resultado dessas audiências pode levar a penas de até 12 anos de prisão e isso preocupa a representação do bilionário e de sua pessoa, por ser o porta-estandarte presidencial do partido Gols Cumprindo, que em uma semana entra nas primárias para eleições gerais de 2024.
As primeiras testemunhas convocadas pelo Ministério Público vincularam Martinelli à lavagem de dinheiro, enquanto os argumentos da defesa usam outros argumentos para sustentar a legalidade de transações milionárias realizadas em 2010.
A investigação é composta por 164 volumes e teve início em 2017, quando o Ministério Público (MP) soube da prática de crime contra a ordem econômica pela compra irregular de um conglomerado de veículos de comunicação.
Martinelli enfrenta outras acusações por diversos casos de corrupção, incluindo propina da construtora brasileira Odebrecht e mantém a medida cautelar que o proíbe de deixar o país.
Segundo a MP, os desembolsos no caso Novos Negócios foram entregues por empresas que, por sua vez, receberam contratos para diversas obras de infraestrutura. Todas essas ações também foram realizadas no período 2009-2014.
Nos últimos sete dias, em menos de 24 horas, vários territórios do istmo foram abalados por sismos de diferentes magnitudes, sem que tenham sido registados grandes estragos ou afetações.
O primeiro terremoto de magnitude 6,6 foi registrado a 40 quilômetros do município de Puerto Obaldía, na fronteira com a Colômbia, nas águas do Mar do Caribe, e com profundidade de 10 quilômetros.
O fenômeno foi percebido no território oriental de Darién, na província do Panamá e na região de Guna Yala.
Outro terremoto de magnitude 5,0 na escala Richter teve seu epicentro na cidade de Santiago, capital da província ocidental de Veraguas, com profundidade de dois quilômetros.
Segundo o Sistema Nacional de Proteção Civil, o choque também foi sentido nas províncias vizinhas de Herrera, Los Santos e Coclé.
Também durante a semana, o presidente da República, Laurentino Cortizo, viajou aos Estados Unidos, para fazer o segundo exame no centro de câncer MD Anderson, na cidade de Houston (Texas).
Segundo o Palácio de las Garzas (sede do Executivo), o presidente recebeu tratamento adequado para mielodisplasia de baixo risco diagnosticada em junho passado.
Os exames mostraram resposta hematológica positiva (elevação dos níveis de hemoglobina para valores normais) e a análise da medula óssea é compatível com remissão completa, embora o tratamento deva continuar em seis meses.
Ao retornar ao país, Cortizo, de 70 anos, retomou imediatamente suas atividades habituais, incluindo um passeio por comunidades do bairro Calidonia, na capital.
jha/ga/ml