Durante sua estada em Imphal, capital do estado, o representante do governo central pretende avaliar a situação com as autoridades locais e planejar novas medidas para restabelecer a normalidade, segundo informações da rádio All India. Recentemente, o Chefe do Estado-Maior do Exército, Manoj Pande, também visitou o território e discutiu com Anusuiya Uikey, Biren Singh e Kuldiep Singh, Governador, Ministro Chefe e Conselheiro de Segurança do Estado, respectivamente, o cenário tenso e possíveis soluções para restaurar a paz de espírito.
Ele também conversou com as forças locais e as tropas destacadas naquele território para conhecer em primeira mão a situação.
Na véspera, Biren Singh condenou os assassinatos e incêndios de casas e alertou que a Polícia recebeu poder adicional para combater os envolvidos na violência, a quem chamou de terroristas que desafiam a integridade de Manipur.
Em entrevista coletiva, o governante estadual prometeu que não poupará esforços para acabar com a situação.
Ele disse que os recentes ataques simultâneos a casas de civis nas áreas periféricas do vale parecem bem planejados.
Ele rejeitou as ações, pelas quais culpou os membros da tribo Kuki.
Biren lamentou a ocorrência desses eventos em meio às negociações como parte dos esforços para restabelecer a paz no estado.
Apelou ainda às 34 comunidades que ali residem a terem fé e confiança no Governo, que, frisou, não permitirá a desintegração de Manipur, mas protegerá a integridade do território.
gerente/lrd/jd