Por ocasião da visita do embaixador de Havana em Portugal, Yusmari Díaz, o prefeito da cidade localizada a 18 quilômetros de Beja, na região do Alentejo, João Português, destacou a importância desses laços.
Em um mundo cada vez mais globalizado, mas infelizmente menos tolerante e pacífico, é essencial estabelecer relações culturais entre os povos. O Conselho da Cidade está comprometido em criar laços com outros países, entendendo o diálogo intercultural como um fator fundamental para a compreensão das diferenças e a construção de uma cultura de paz, disse ele.
Além disso, acrescentou o prefeito, “é por meio dessas iniciativas que são promovidas colaborações efetivas, sejam elas culturais, turísticas ou econômicas”.
Por sua vez, a embaixadora cubana aproveitou a visita para consolidar uma série de iniciativas para promover o encontro e o intercâmbio entre as duas culturas.
Um monumento ao apóstolo da independência cubana, José Martí, doado pelo artista cubano Ernesto Milanés, foi inaugurado na Biblioteca Municipal.
Também nesse contexto, a Embaixada de Cuba doou vários títulos de grande importância para a compreensão da história cubana, que farão parte do acervo dessa instituição.
A abertura da exposição fotográfica “Matria”, do artista cubano Gabriel Dávalos, também foi realizada no Museu Literário Casa Fialho de Almeida.
Para completar a visita da diplomata Yusmari Díaz, foi oferecido um concerto de música cubana pelo quinteto “Havana Way” na Casa Fialho de Almeida.
jf/ft/bm