De acordo com a agência de notícias Télam e o jornal Página 12, Fernández receberá o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, pela manhã e, à noite, partirá para Brasília, onde será realizada uma reunião dos chefes de Estado da região na terça-feira.
Em abril deste ano, Fernández e Lula anunciaram o retorno de seus países à Unasul, depois de terem sido retirados dela em 2019 pelos ex-presidentes Mauricio Macri (2015-2019) e Jair Bolsonaro (2019-2022).
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero, afirmou que a Argentina está retornando à organização por decisão soberana e promoverá sua revitalização institucional.
Enfatizou que essa organização ajudará a garantir que a América Latina e o Caribe continuem sendo uma zona de paz.
De acordo com o Página 12, Fernández e Lula também discutirão acordos para estabelecer um mecanismo para financiar exportações e importações sem usar dólares e uma estratégia regional para combater a inflação.
Depois de concluir sua visita ao Brasil, o presidente argentino viajará para a cidade boliviana de Yacuiba na quinta-feira para inaugurar a primeira conexão elétrica entre os dois países com seu homólogo Luis Arce.
jcm/gas/bm