De acordo com o que David Meldrum, vice-chefe dos bombeiros da capital provincial de Halifax, disse à CTV News, durante a noite de ontem as equipas de extinção trabalharam para eliminar focos de calor e áreas de chamas abertas, bem como outros pequenos incêndios.
Acrescentou ainda que houve algum progresso e não foram relatados feridos ou incidentes significativos durante as operações realizadas no dia anterior.
Até hoje, 40 equipes do Departamento de Recursos Naturais e Renováveis estão no local, além de 80 bombeiros do Município Regional de Halifax e do Departamento de Defesa Nacional, explicou a fonte.
Meldrum alertou, no entanto, que as próximas horas podem ser desafiadoras devido às mudanças nas condições climáticas.
Uma declaração especial sobre a qualidade do ar do Environment Canada permanece em vigor na terça-feira para a área afetada.
“Fumaça de um incêndio florestal perto de Tantallon reduziu a visibilidade e a qualidade do ar na área a favor do fogo. À medida que os ventos se intensificam do sudoeste esta tarde, a fumaça se espalhará pelas comunidades a leste de Halifax”, disse o comunicado. O relatório divulgou que aproximadamente 200 casas ou estruturas foram danificadas pelo incêndio florestal que começou a queimar no domingo na área de Upper Tantallon, de acordo com estimativas preliminares.
O HRM publicou os dados na noite de segunda-feira e disse que o número é baseado em inspeções visuais realizadas pelos socorristas.
A declaração esclareceu que ainda uma avaliação completa dos danos não pode ser confirmada.
Devido à propagação do fogo, cerca de 16.000 moradores da área foram convidados a deixar suas casas, informou a agência de notícias.
ro/se/ls