De acordo com o relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Janaina Tewaney, recebeu no seu gabinete o embaixador da nação caribenha, Victor Cairo, portador da nota dirigida ao Presidente da República, Laurentino Cortizo, em nome do seu homólogo, Miguel Díaz-Canel.
Na carta, o Presidente Díaz-Canel convidou formalmente o Presidente do país ístmico a participar na próxima edição do G-77+China 2023, em Havana.
Durante o encontro fraterno, o ministro dos Negócios Estrangeiros e o diplomata da maior das Antilhas discutiram também questões de cooperação nos domínios da saúde, cultura, turismo e oportunidades comerciais.
A República do Panamá estabeleceu relações diplomáticas com Cuba em 7 de Abril de 1904, de acordo com o texto.
Durante a presidência pro tempore – pela primeira vez – a ilha está a levar a cabo várias acções na organização, que reúne 134 dos 193 Estados membros das Nações Unidas.
Os recentes fóruns de ministros do turismo e da cultura são algumas dessas iniciativas que promovem mecanismos e alternativas de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento sustentável.
Outra das actividades lideradas por Cuba este ano foi a reunião das mais altas autoridades da pasta da educação, organizada em Fevereiro, um espaço em que os participantes concordaram em fomentar a construção de consensos, reforçar a unidade e promover a colaboração na região.
jha/ga/glmv