23 de February de 2025

NOTICIAS

República Dominicana alerta na Unesco de danos causados por plástico

República Dominicana alerta na Unesco de danos causados por plástico

Paris, 30 mai (Prensa Latina) O vice-ministro do Meio Ambiente da República Dominicana José Ramón Reyes expressou hoje na Unesco preocupação pelos danos que os resíduos de plástico causam ao planeta e à saúde humana, problema que apelou a enfrentar.

Em diálogo com a Prensa Latina, o chefe de Recursos Costeiros e Marinhos da pasta, expressou o compromisso de seu país com as negociações em curso nesta capital para a construção de um tratado internacional contra a poluição por plástico.

Os plásticos descartáveis estão a causar enormes estragos nas nossas costas e praias, o que implica um problema para o desenvolvimento do turismo, mas a situação vai mais longe, como confirma o estudos sobre a presença de microplásticos na cadeia alimentar, comentou nesta capital.

Segundo o responsável, 80% dos resíduos que chegam aos oceanos o fazem por meio de atividades terrestres, e peixes e pássaros acabam consumindo esses resíduos, representando múltiplas ameaças à saúde humana, à biodiversidade e ao meio ambiente.

Reyes reconheceu que existem produtos difíceis de substituir, por exemplo, plásticos utilizados no setor da saúde, para então o processo deve ser gradual.

A abordagem proposta por a Republica Dominicana é integral, ao apostar em critérios como a retirada de circulação de alguns tipos de plástico, a reciclagem de outros e a gestão responsável dos resíduos.

Em março do ano passado, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Nairóbi, no Quênia, convocou a elaboração de um instrumento vinculante contra a poluição por plástico, uma iniciativa que muitos países esperam concretizar antes do final de 2024.

A cidade uruguaia de Punta del Este sediou a primeira das cinco sessões de negociação previstas para o final de 2022, com a segunda organizada por estes dias em paris para Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O vice-ministro Reyes afirmou que a República Dominicana não cruza os braços diante do desafio e, junto com seu trabalho junto à comunidade internacional na busca de respostas, adota suas próprias medidas.

O Ministério do Meio Ambiente já proibiu o uso de plásticos em áreas protegidas, incluindo recipientes e garrafas, e fez o mesmo em áreas marinhas com balões, que são usados para festas e aniversários, a fim de evitar que sejam consumido por tartarugas e outras espécies, prejudicando a biodiversidade, afirmou.

ro/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES