O presidente constatou em um tweet que também houve uma reunião conjunta sobre o assunto da qual participaram o embaixador Ken Salazar e outros servidores públicos do governo dos Estados Unidos e os governadores de Chiapas, Tabasco, Oaxaca e Veracruz.
“Com a cooperação para o bem-estar e tratamento humanitário dos migrantes, avançamos na política de boa vizinhança”, expressou brevemente o governante em sua mensagem nas redes.
O assessor do presidente norte-americano, Joe Biden, conversou também com o chanceler Marcelo Ebrard e os secretários de Defesa e Marinha, Luis Cresencio Sandoval e José Rafael Ojeda Durán, respectivamente, entre outros responsáveis da equipe presidencial.
A questão da imigração, considerada por Washington como de Segurança Nacional, tornou-se recorrente nos diálogos bilaterais face aos fluxos históricos para solo norte-americano nos últimos anos, estimando-se atualmente que existam 20 milhões de pessoas em mobilidade forçada e irregular pelas Américas, indicaram fontes próximas à reunião.
rgh/lma/cm